🍷O Norte de Portugal vai além do mel, da carne barrosã e dos enchidos. A região tem seu próprio vinho que vem ganhando fama ano após ano.
📹
🇵🇹No coração de Boticas, o @VinhodosMortos retrata a história do país e de uma família com seus aromas e sabores típicos com muita tradição. O concelho de Boticas, na serra, foi fundado em seis de novembro de 1836.
🍷O vinho típico da região de Trás-os-Montes nasceu na Vila de Boticas, uma vila ancestral de terras do Barroso. Sua história remonta ao início do século XIX, com a 2ª Invasão Francesa.
🌲A origem é controlada, de denominação Regional Transmontano. Com a Invasão Francesa a Portugal, o povo da atual região de Boticas, com medo que lhes pegassem os seus pertences de valor, escondeu o que conseguiu, incluindo o vinho, que foi enterrado no chão das adegas, debaixo das pipas.
🍇Mais tarde, quando recuperaram os seus preciosos bens, descobriram que o vinho tinha adquirido propriedades inusitadas. Um vinho com baixo teor alcoolico e algum gás, fruto do processo de fermentação natural durante o período que ficou enterrado e cuja conservação foi beneficiada pela temperatura constante e ausência de luz.
🌾Por ter sido enterrado, o vinho recebeu o nome de Vinho dos Mortos. A tradição mantem-se até aos dias de hoje, sendo história viva da vila de Boticas.
Aromas
🇫🇷🇵🇹A combinação com as castas portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Trincadeira) e a casta francesa (Alicante Bouschet) confere aroma de frutos vermelhos com notas de baunilha. Leve e fresco dão o tom a esse vinho de caráter singular, saboroso, alegre e excitante.
☀️É perfeito para os dias quentes de verão e para todos os dias do ano, para os amantes de um vinho suave de frescor pronunciado.
#viagemsemescalas #vinho #wine #vinhonavila #vinhodosmortos #boticas #visitboticas @visitboticas @visitportugal
Comments